
Nesta terça-feira, 21 de janeiro de 2025, o Projeto Viver TEA deu continuidade ao Acolhimento Pedagógico dos futuros colaboradores do Centro Integral de Desenvolvimento do Autista (CIDA). Realizado na Escola Mario Júlio do Rego, o segundo dia do acolhimento foi dividido em dois momentos, com formações direcionadas para a equipe clínica (Analistas de Comportamento e Assistentes Terapêuticos) e a equipe administrativa (Recepção, Portaria e Serviços Gerais).
Atividades com a equipe clínica (ABA):
O período da manhã foi voltado ao cuidado centrado na criança e na família, com estudos de casos práticos e estratégias de intervenção para crianças autistas. Em seguida, foi discutida a importância do cuidado em rede, destacando práticas colaborativas e apoio técnico-pedagógico entre os setores.
Na parte da tarde, o foco foi nas ações intersetoriais envolvendo saúde, educação e assistência social, com o compartilhamento de experiências e planejamento de estratégias conjuntas. O dia se encerrou com a organização interna para o início das atividades do CIDA, incluindo a apresentação de fichas de avaliação, BPA, registros, POPs (Procedimentos Operacionais Padrão) e o planejamento para os primeiros pacientes.

Atividades com a equipe administrativa, recepção, portaria e serviços gerais:
Simultaneamente, essa equipe foi introduzida ao processo de trabalho interno do CIDA, com uma apresentação detalhada sobre as fichas de registros, procedimentos e POPs específicos de cada área. O alinhamento teve como objetivo assegurar que todas as funções administrativas e operacionais estejam em sincronia com a missão do CIDA.
Destaques do segundo dia:
O segundo dia encerrou o acolhimento com reflexões coletivas e alinhamento de estratégias, promovendo integração e preparo técnico para que os colaboradores iniciem suas atividades com excelência.
O Acolhimento Pedagógico foi promovido através da parceria entre o Instituto Rede Vhida e a Associação Filhos do Ipojuca, reforçando o compromisso de qualificar a equipe e oferecer um atendimento de alta qualidade às crianças autistas e suas famílias em Ipojuca. O início das atividades no CIDA marca um importante avanço na estruturação da linha de cuidado ao Transtorno do Espectro Autista no município.